quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Iguanodon

Em 1825, o iguanodon foi o segundo dinossauro a ser nomeado na história. O iguanodon foi um herbívoro de cerca de 10 m de comprimento e que viveu na Ásia, na Europa e na América do Norte. Quando foi descoberto, pensou-se que este animal possuía um chifre no topo de seu nariz, mas depois foi percebido que aquele "chifre" era, na verdade, a garra de seu polegar. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dimetrodon

Dimetrodon, pelicossauro membro da família sphenacodontidae e que poderia ultrapassar os 3 m de comprimento. A principal característica deste animal era sua vela dorsal, que provavelmente servia como regulador térmico e/ou para atração e intimidação. São conhecidas várias espécies do gênero dimetrodon, sendo a retratada na imagem a D. grandis. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Microraptor

Ilustração retratando um microraptor se preparando para atacar um pequeno lagarto, de espécie indeterminada. Um microraptor adulto media de 77 a 90 cm de comprimento, sendo assim um dos menores dinossauros conhecidos. Este dromeosssaurídeo era provavelmente arborícola, podendo planar de galho para galho, caçando pequenos animais que também viviam nas árvores. Desenho feito à mão livre (lápis/lapiseira) e colorido digitalmente (Corel Photo Paint X3).




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Predador X

"Predador X" é um nome informal dado a um pliossauro (plesiossauro de pescoço curto) ainda não nomeado oficialmente. Este animal poderia alcançar 15 m de comprimento, sendo inclusive apontado por pesquisadores como "o mais temível animal que já nadou nos oceanos". Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dilophosaurus

Quando apareceu no filme Jurassic Park, o dilophosaurus foi retratado como um animal pequeno, que cospe veneno e provido de uma espécie de "colarinho" de pele em volta do pescoço. Na realidade, o animal real possuía 6 m de comprimento e não há indícios nem de um colar de pele, nem tampouco da possibilidade do terópode ter sido venenoso. Algumas explicações para a aparência do dilophosaurus neste filme são a possibilidade de o animal ter tido seu DNA "misturado" com o de outras espécies de animais atuais, possuindo assim o colar e o veneno, e o fato de o dinossauro poder ser ainda um filhote, o que justificaria seu tamanho. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Argentinosaurus

Como sugere seu nome, o argentinosaurus viveu na Argentina. Este titanossauro, membro da família antarctosauridae, possui estimativas de comprimento que chegam a até 35 m, fazendo deste animal o maior dinossauro com material fóssil recuperado em quantidade considerável (outros sauropodomorfos, como o amphicoelias, possuem estimativas maiores, mas com base em pouquíssimo material). Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.


sábado, 12 de novembro de 2011

Stygimoloch

Stygimoloch, considerado por certos especialistas como sendo, na realidade, um pachycephalosaurus subadulto. Este paquicefalossaurídeo foi descoberto na América do Norte. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Albertosaurus e centrosaurus

A ilustração abaixo foi feita usando o software Corel Photo Paint X3 para "contornar" uma foto (imagem inferior), retirada da internet, de uma recontrução dos esqueletos de um albertosaurus e de um centrosaurus no Royal Tyrrell Museum.





domingo, 6 de novembro de 2011

Spinosaurus

Nova ilustração de  um spinosaurus, desta vez buscando retratar sua cabeça e parte de seu pescoço mais detalhadamente. Desenho feito à mão livre, usando lápis/lapiseira, e colorido digitalmente com o software Corel Photo Paint X3.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tyrannosaurus

Tyrannosaurus, o mais famoso dos dinossauros. O tyrannosaurus media cerca de 12,8 m de comprimento, sendo assim o maior celurossauro (grupo de dinossauros terópodes mais próximos às aves do que aos carnossauros) e um dos maiores predadores de todos os tempos. Este terópode possuía braços pequenos, um grande crânio e dentes serrilhados, sendo estas características básicas entre os tiranossaurídeos. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Plateosaurus

Sauropodomorfo primitivo (ou "prossaurópode", termo considerado obsoleto atualmente) plateosaurus, plateossaurídeo que media de 4,8 a 10 m de comprimento . Embora tenha se acreditado, no passado, que o plateosaurus e outros "prossaurópodes" pudessem caminhar com as quatro patas, hoje sabe-se que a locomoção quadrúpede era impossível para esses animais, devido à baixa mobilidade de suas "mãos". Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.





quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Santanaraptor

O santanaraptor foi um pequeno terópode brasileiro, descoberto na Formação de Santana. O fóssil descoberto deste dinossauro media cerca de 1,2 m de comprimento e pertencia a um animal ainda jovem. Membro da superfamília tyrannosauroidea, o santanaraptor possui parentesco com o famoso tyrannosaurus. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.