Guanlong significa "dragão de crista", em referência à delicada crista que este animal possuía na cabeça, que provavelmente servia para exibição. O guanlong pertence à superfamília tyrannosauroidea, tendo assim parentesco com o tyrannosaurus. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em duas versões de coloração.
▼
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Tarbosaurus
O tarbosaurus foi um tiranossaurídeo de cerca de 12 m de comprimento, que viveu na Ásia. A semelhança entre o tarbosaurus e o tyrannosaurus faz com que alguns especialistas acreditem que ambos sejam um só gênero, sendo o tarbosaurus uma segunda espécie de tyrannosaurus, a Tyrannosaurus bataar. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Pachyrhinosaurus
Diferentemente da maioria dos ceratopsídeos, o pachyrhinosaurus não possuía um chifre no topo de seu nariz, e sim uma grande protuberância óssea. Existem teorias que sugerem um grande chifre queratinoso (não preservado em fósseis por ser de queratina, que se decompõe facilmente), presente na base deste osso espesso, porém não há evidências quanto a isso. São conhecidas, atualmente, três espécies do gênero pachyrhinosaurus, sendo a retratada na ilustração a P. lakustai. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Psittacosaurus
O gênero psittacosaurus é o gênero de dinossauro que possui o maior número de espécies. Este animal viveu na Mongólia, na China, na Rússia e, talvez, na Tailândia. Um espécime fóssil apresentava a cauda coberta por estruturas semelhantes a protopenas. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Coelophysis
Coelophysis significa "forma oca", em referência a seus ossos ocos. Já se pensou que este terópode foi um canibal, devido ossos que pareciam ser de filhotes de coelophysis, encontrados na região abdominal de fósseis desta mesma espécie. Porém, novos estudos revelaram que tais ossos pertenciam, na realidade, a um outro tipo de pequeno réptil, o que não deixa mais nenhuma evidência de canibalismo entre a espécie coelophysis. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Helicoprion
Helicoprion, peixe cartilaginoso semelhante a um tubarão. Helicoprion significa "serra espiral", e esse nome lhe foi dado em referência aos seus dentes da maxila inferior, que formavam uma espiral. Não se sabe muito sobre a aparência deste animal, já que só seus dentes foram encontrados. Suas reconstruções são baseadas em animais aparentados mais bem conhecidos. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
sábado, 4 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Andrewsarchus
Este é um dos mais misteriosos e bizarros animais já descobertos. Apesar de possuir um crânio típico de um carnívoro, o andrewsarchus era um ungulado (mamífero de cascos), o que o torna mais próximo às cabras, vacas, cavalos, etc., do que aos lobos e tigres. Devido aos poucos achados deste animal, não se sabe muito sobre sua aparência. Ele poderia ser parecido (ou não) com o que é retratado na ilustração. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Stegoceras
O stegoceras foi um paquicefalossaurídeo, de cerca de 2m de comprimento, que viveu na América do Norte. Quando seu primeiro fóssil foi descoberto, pensou-se que o stegoceras possuía gastrália (costelas abdominais), característica incomum para um dinossauro ornitísquio. Mais tarde, constatou-se que tais ossos eram, na realidade, tendões ossificados. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Ophthalmosaurus
Ophthalmosaurus, capturando uma lula. Fósseis de resíduos estomacais e de coprólitos de ictiossauros revelaram que a base da alimentação desses animais era, basicamente, de peixes e lulas. Os grandes olhos dos ictiossauros, em particular os do ophthalmosaurus (cujo nome significa, inclusive, "lagarto olho"), lhe proporcionariam uma excelente visão, permitindo que esses répteis pudessem mergulhar até grandes profundidades para procurar alimento. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional (lápis/lapiseira) e digital (colorido através do programa Corel Photo Paint X4).
Camptosaurus
Camptosaurus, ornitópode que viveu na América do Norte. Este dinossauro media em média 5 m de comprimento, mas alguns fósseis sugerem tamanhos maiores, de até 7,9 m. Fósseis indicam também que o camptosaurus vivia em grupos, junto aos stegosaurus. É provável que houvesse protocooperação entre estas espécies, de forma que os camptosaurus vigiariam o ambiente, para detectar predadores, e os stegosaurus ofereceriam proteção. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.
Troodon
Ilustração de um troodon, durante um dia nevoso. Assim como alguns animais viventes trocam seus pelos ou penas no inverno, é possível que o troodon e outros dinossauros trocassem suas plumagens, tornando-se brancos durante a época em que neva. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional (grafite) e digital (colorido pelo software Corel Photo Paint).
Hybodus
Este é um tubarão pré-histórico, que poderia medir mais de 2 m de comprimento. O hybodus é um tubarão bastante peculiar, pois sua dentição apresentava dois tipos de dentes, os afiados, que serviriam para agarrar e segurar suas presas, e os dentes mais achatados, que seriam usados para esmagar conchas. Outra característica curiosa deste peixe são suas duas "lâminas" ósseas, cada uma localizada à frente de suas nadadeiras dorsais. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.