segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Qianzhousaurus

Qianzhousaurus sinensis, um tiranossaurídeo chinês de focinho longo e fino que lhe rendeu o apelido "pinóquio rex". Sua descoberta trouxe um melhor entendimento da classificação de seu parente próximo, o Alioramus, pois constatou-se que estes 2 animais formam um grupo - provavelmente - dentro da Tyrannosauridae: a tribo Alioramini. 

Alioramini pode ser "filogeneticamente posicionada" entre as subfamílias Albertosaurinae e Tyrannosaurinae, e ambas têm representantes com recém descritas impressões de pele escamosa. Se tais impressões demonstram que esses tiranossauros tiveram uma perda/redução das penas herdada de um ancestral em comum, tal adaptação incluiria também os Alioramini. O modelo aqui postado foi, no entanto, planejado para representar um animal com extensa cobertura de penas, e tal conceito foi mantido mesmo após a publicação das impressões de pele dos tiranossauros; levando-se em conta que características perdidas podem ressurgir e que Qianzhousaurus é menor do que tiranossaurídeos os quais temos impressões de escamas (um possível fator apontado para a perda das penas é o gigantismo), estimado em 757 kg para o holótipo (um indivíduo jovem, não sabemos a dimensão que um adulto atingiria), pode-se ainda considerar plausível a aparência aqui retratada.

No artigo em que o Daspletosaurus horneri foi descrito, os autores consideraram Qianzhousaurus como outra espécie do gênero Alioramus (no caso, A. sinensis).

Porcelana fria, escala 1:15.











2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi! Essa peça já foi feita sob encomenda, então não está disponível. Mas aceito novos pedidos, então posso produzir outro, se desejar :)

      Na página "Orçamentos e encomendas", você pode conferir valores e outros detalhes para encomendar: https://vitorsilvapaleoartista.blogspot.com/p/loja_6.html

      Excluir