sábado, 29 de outubro de 2022

A Seca e a Tempestade - Permiano de Karoo

Bacia do Karoo, especificamente a Zona de Associação de Tapinocephalus. Durante o Permiano Médio, o local que se tornaria a África do Sul passa por uma seca que se prolonga além do usual e testa o limite dos animais. O nível da água está preocupante e o sol é implacável, mas a tão aguardada chuva se aproxima pelo horizonte.

Um trio de grandes sinapsídeos, os Jonkeria truculenta, se aproxima do rio para beber água. O anfíbio Rhinesuhus whaitsi parece se incomodar com esses dinocefálios sedentos, e escancara sua boca para assustá-los. Do outro lado do rio, um enorme Anteosaurus magnificus boceja e também se dirige à água. Este é o maior predador do local (o crânio chegava a ~80cm), mas no momento está interessado apenas em matar a sede. À frente, no canto inferior direito, aparecem dois pequeninos escavadores: o dicinodonte Diictodon feliceps espia fora de sua toca, e um Eunotosaurus africanus se aquece sobre uma pedra. Este último é possivelmente um tipo de "proto-tartaruga", mas não sem incertezas - um estudo mais recente o classificou mais afastado das tartarugas e dos outros répteis viventes no geral.

Ao fundo, à esquerda, um grupo de Tapinocephalus atherstonei protagonizam um combate peso-pesado: um jovem macho desafio o alfa do bando, que apesar de maior, tem a desvantagem da idade e da saúde debilitada. Tapinocefalídeos posssuíam crânios maciços e adaptados para desferir cabeçadas, sendo um dos primeiros grupos (se não o primeiro) a desenvolver esse hábito. No lado oposto, alguns pareiassauros, os Bradysaurus baini, descansam na sombra de uma árvore. A árvore se trata da "samambaia-com-sementes" Glossopteris sp., que está em época de perder suas folhas (por isso seu aspecto seco). Outras plantas na cena são as cavalinhas Schizoneura sp., que aparecem nas margens do rio, e as prováveis araucariáceas Agathoxylon sp. que se espalham ao fundo, à frente das montanhas Gondwanides.

Nova arte para o projeto Tales from the Phanerozoic, de João Macêdo. Confira aqui o capítulo sobre o Permiano, com a história por trás da cena e informações detalhadas sobre o ambiente e as criaturas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário