quarta-feira, 1 de março de 2017

Faxinalipterus

O único pterossauro brasileiro do Triássico; o mais antigo pterossauro conhecido; o menor pterossauro, com o tamanho de um pardal; pode não se tratar de um pterossauro.

Faxinalipterus minima tem alguns títulos interessantes para um pterossauro, mas sua identidade como um Pterosauria legítimo vem sendo questionada por alguns paleontólogos. Seus restos fósseis são relativamente escassos, não tendo sido encontrados os dedos das mãos (ou seja, não sabemos se seu quarto dedo era alongado e formava a asa), e há controvérsia se o material conhecido tem características que definitivamente o identifiquem como pterossauro.

Clique aqui para conferir a página sobre este pterossauro no site Pteros.

Pintura digital (Wacom Intuos + Photoshop).





Atualização: 03/05/2022: A reconstrução está ultrapassada, mas por boas razões: com uma preparação melhor dos fósseis e sua redescrição, um novo trabalho conclui que Faxinalipterus se trata, na verdade, de um lagerpetídeo (grupo de "proto-pterossauros")! Além disso, foi notado que seus então ossos do crânio são de um animal diferente, o novo pterossauromorfo (o mais basal até o momento!) batizado como Maehary bonapartei, que também teve mais elementos cranianos descobertos. Confira o novo artigo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário