domingo, 6 de janeiro de 2019

Vinctifer

Durante o Cretáceo Inferior, em águas salobras do Nordeste brasileiro, Vinctifer comptoni foi um dos peixes mais comuns da Formação Santana/Romualdo. É hoje conhecido por vários espécimes de diferentes tamanhos (5 - 90 cm) com excelente preservação (mostrando em detalhes seu elaborado padrão de escamas).

Este predador possuía um focinho fino e pontiagudo, mas também apresentava numerosos e minúsculos dentes. Seu corpo alongado lembra, em alguns aspectos, o do atual Lepisosteus que, embora não seja um parente próximo, talvez possa nos oferecer alguma noção sobre os hábitos do Vinctifer.

Modelo em porcelana fria, escala 1/2.










2 comentários:

  1. Estou impressionado! Faz tempo que eu tenho um fóssil dessa espécie mas não havia me preocupado em identificá-lo (apesar de ter um razoável conhecimento de ictiologia). Hoje dei uma pesquisada na internet e o achei no guia de Polck et al., mas não imaginava que eu fosse encontrar uma paleo-escultura dessa qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Francis! É muito legal ler isso! ^^
      O Vinctifer, embora tão comum no registro fóssil, realmente recebe pouquíssimas reconstruções em vida.

      Excluir