sábado, 11 de março de 2023

Cladocynodon - Registro de um Mundo Perdido

Primeiro vertebrado formalmente descrito para as "Camadas Batateira" da Formação Barbalha, Bacia do Araripe (Cretáceo Inferior): Cladocynodon araripensis, um peixe predador com aproximadamente 30 cm de comprimento. Até então, o único registro de vertebrados para o ambiente se dava por prováveis pegadas de dinossauros saurópodes.

Entre as características únicas que definem esse novo gênero e espécie, chama a atenção seu par de grandes "caninos" inferiores. Essas presas hipertrofiadas aparentam ser extensões diretas do osso dentário e não possuem esmalte - ou seja, não eram dentes reais. A boca contavam ainda com dentes verdadeiros, todos bem menores que o tal par de presas.

Cladocynodon faz parte da família Cladocyclidae e é o sexto peixe da ordem Ichthyodectiformes a ser encontrado no Brasil, sendo todos do Cretáceo e descobertos em bacias do Nordeste. A descrição desse novo integrante aumenta a diversidade do grupo e traz reflexões sobre seu paleoambiente, ainda tão desconhecido, e sobre a coerência na classificação dos ictiodectiformes.

A convite e supervisão de Alexandre Ribeiro, tive o prazer de realizar a ilustração para acompanhar o artigo!

Confira, no link abaixo, a pesquisa na íntegra:







Nenhum comentário:

Postar um comentário