sábado, 31 de dezembro de 2011

Therizinosaurus

As grandes garras das mãos deste dinossauro inspiraram seu nome: therizinosaurus, que significa "lagarto com foice". A função de tais garras é desconhecida, mas poderiam servir como arma de defesa, para alcançar ramos altos de árvores e levá-los até sua boca ou para abrir ninhos de térmitas. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



Allosaurus

O allosaurus é famoso por suas peculiares cristas, localizadas à frente dos olhos. Esse predador, que poderia medir até 11 m de comprimento, viveu na América do Norte, Europa e, talvez, África. Acredita-se, hoje em dia, que o allosaurus atacasse suas vítimas com golpes de sua mandíbula superior, usando-a de forma semelhante a um machado. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Edmontosaurus

Edmontosaurus, grande herbívoro que habitou a América do Norte. Este hadrossauro (grupo popularmente conhecido como " dinossaurs bico-de-pato") podia medir até 12 ou 13 m de comprimento. Já foram descobertas várias impressões de pele do edmontosaurus, tornando possível saber como eram as escamas em quase todas as partes do seu corpo. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.




terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Saltasaurus e austroraptor

Cena onde três austroraptors, espécie de dromeossaurídeo de cerca de 5 m de comprimento, atacam um saltasaurus, titanossauro que poderia chegar aos 12 m de comprimento. Caçando em grupo, predadores como o austroraptor poderiam abater presas muito maiores que eles próprios. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional, à lápis/lapiseira, e digital, colorido pelo programa Corel Photo Paint X4.





sábado, 24 de dezembro de 2011

Smilodon

O famoso tigre-dente-de-sabre. Os grandes caninos são as principais características deste felino, mas ele provavelmente só os usava em suas vítimas após derrubá-las e imobilizá-las com suas garras e o peso de seu corpo, para assim evitar que a presa quebrasse seus dentes se debatendo. A mordida do smilodon não era poderosa como a de grandes felinos atuais, pois quanto maior o tamanho dos caninos de um animal, mais fraca é sua mordida. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente em três versões: com listras, sem listras e negra.









sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Prestosuchus

Prestosuchus, rauissúquio que viveu no Brasil. Medindo 5 m de comprimento, o prestosuchus foi um grande predador, se alimentando de animais como dicinodontes, rincossauros, etc. Uma característica notável deste crocodilomorfo era a inclinação para baixo localizada na extremidade de seu focinho. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



Gigantoraptor

Membro da família oviraptoridae, o gigantoraptor se destaca neste grupo pelo seu grande tamanho: 8 m de comprimento. O gigantoraptor, assim como outros ovirraptorossauros, possuía um bico sem dentes, garras fortemente curvadas e uma cauda relativamente curta, mas não se sabe se este animal possuía algum tipo de crista em seu crânio, pois este não foi encontrado. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.


Inostrancevia

Por ser um sinapsídeo, o inostrancevia foi um animal mais próximo aos mamíferos do que aos répteis. Esse predador podia ultrapassar os 4 m de comprimento e faz parte da subordem gorgonopsia. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Brachiosaurus

Brachiosaurus, saurópode braquiossaurídeo cujo comprimento é estimado em 26 m. Esse dinossauro possuía a cintura escapular alta, praticamente na mesma altura de sua cintura pélvica, o que resultava em braços longos, aproximadamente do mesmo tamanho de suas pernas. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



domingo, 18 de dezembro de 2011

Dinossauros europeus - pelecanimimus, concavenator e baryonyx

Parte da fauna da Europa durante o Cretáceo. Um casal de concavenators ataca um grupo de pelecanimimus, enquanto são observados por um baryonyx, às margens de um rio. Desenho feito à mão livre, utilisando lápis e lapiseira, e colorido digitalmente, através do software Corel Photo Paint X4.





sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Giganotosaurus

Desenho de uma família de giganotosaurus, carcarodontossaurídeo sul-americano. Desenho feito à mão livre, em suas versões tradicional (desenhado utilisando lápis/lapiseira) e digital (colorido pelo Corel Photo Paint X4).




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Rahonavis

Na ilustração, a plumagem do rahonavis tem um papel de intimidação, como em algumas aves atuais. O rahonavis foi descoberto em Madagascar, e chamou a ateção de pesquisadores pela possibilidade de ter possuído a capacidade de voar, embora haja muita discussão e debate em torno disso. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



sábado, 3 de dezembro de 2011

Lambeosaurus

As maiores estimativas de comprimento do lambeosaurus chegam aos 16,5 m, deixando este animal entre os maiores ornitópodes conhecidos. Foram encontrados restos fósseis deste hadrossauro em diferentes estágios de crescimento, tornando possível um melhor estudo do animal e, inclusive, análises sobre o desenvolvimento de sua crista, que variava de formato conforme a idade e o sexo. A espécie retratada na ilustração é a L. lambei. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Triceratops

Ilustrações das duas espécies válidas do gênero triceratops, a T. horridus (acima) e a T. prorsus (abaixo). O triceratops foi um ceratopsídeo de 7,9 a 9 m de comprimento e que viveu na América do Norte, coexistindo com outros dinossauro como, por exemplo, o torosaurus, o ankylosaurus e o tyrannosaurus. Desenhos feitos à mão livre e coloridos digitalmente.